Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ
Menu
GRADUAÇÃO

English       Español  

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NUCLEAR

O curso de Graduação em Engenharia Nuclear tende a ampliar  e potencializar as possibilidades e resultados na área. Conheça mais sobre a graduação clicando nos links abaixo:

Objetivos
Perfil do Curso
Perfil do Aluno
Disciplinas
Calendário
Grade Horária
TCCs

 

Quer conhecer um pouco dos nossos egressos?

Juliana Pacheco Duarte foi a primeira aluna graduada em Engenharia Nuclear pela POLI/UFRJ. Ela se formou em 2013, três anos após a criação do primeiro curso em Engenharia Nuclear no país. Sua graduação dois anos antes da primeira turma só foi possível, pois a aluna já havia cursado quase todos os créditos em física bacharelado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Após a sua graduação, Juliana foi bolsista da Marinha do Brasil durante o seu Mestrado na Universidade de São Paulo, concluiu o seu curso de física na UNICAMP, e foi bolsista da CAPES durante o Doutorado na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Atualmente, Juliana é parte do corpo docente do Programa de Engenharia Nuclear da Virgínia Tech. Em sua tese de Doutorado, Juliana agradece a todos os professores do Departamento de Engenharia Nuclear da UFRJ, pelo conhecimento e experiências transmitidos durante a sua formação. “Com certeza as disciplinas que cursei na UFRJ foram essenciais para que eu me destacasse na pós-graduação e conquistasse a posição que tenho hoje”, disse Juliana aos atuais chefes do DNC e Coordenadora do PEN, professores Alessandro da Cruz Gonçalves é Inayá Lima, respectivamente.

Brasileira e campeã da Olimpíada Mundial de Engenharia Nuclear

Alice Cunha da Silva foi aluna de graduação da segunda turma de Engenharia Nuclear pela POLI/UFRJ. Durante a graduação Alice foi cofundadora e copresidente da seção estudantil da Engenharia Nuclear e ganhadora da Olimpíada Mundial Nuclear em 2015, na Agência Internacional de Energia Atômica. Após a sua graduação, Alice foi contratada pela multinacional Westinghouse e cursou MBA na UFRJ e Mestrado pela Universidade de Bordeaux. Atualmente, Alice é responsável pela entidade da Westinghouse no Brasil, gerenciando o escritório da empresa além de trabalhar na área comercial envolvendo a América Latina. Além disso, Alice é criadora dos Embaixadores Nucleares, faz parte do comitê executivo da Women In Nuclear Brasil e LAS-ANS, é International Organizations Chair da IYNC e atua junto ao Nuclear Delivery Team focado na Conferencia do Clima (COP).
Alice agradece o conhecimento e experiência transmitidos por todos os professores do Departamento de Engenharia Nuclear da UFRJ e seus colegas. “Meu período na UFRJ foi de transformação. Não só adquiri o conhecimento técnico importante para o exercício da minha profissão, como também desenvolvi habilidades e conexões profissionais que permeiam minha trajetória até hoje”, disse Alice à nova coordenadora do PEN/COPPE e vice-chefe do DNC/POLI, Prof.ª Inayá Lima.