Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ
Menu
O PROGRAMA

 

O PROGRAMA DE ENGENHARIA NUCLEAR

 

objetivos_entrada

O Programa de Engenharia Nuclear visa a formação de pessoal em nível de pós-graduação e o desenvolvimento de pesquisas básica e aplicada na área nuclear, buscando promover capacitação profissional nos campos da ciência e tecnologia nucleares. São oferecidas oportunidades de pesquisa que conduzem aos graus de Mestre em Ciências (M. Sc.) e de Doutor em Ciências (D. Sc.).

O Programa de Engenharia Nuclear é, em nível nacional, o centro de formação de recursos humanos que mais tem contribuído para o setor, em termos de teses de mestrado defendidas.

objetivos_salareuniaoO Corpo Docente do Programa de Engenharia Nuclear tem suas atividades distribuídas entre o ensino (nos níveis de graduação e pós-graduação), a pesquisa básica e o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada. A participação dos docentes nos cursos de graduação dá-se, basicamente, através do Departamento de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica da UFRJ, onde os alunos de Engenharia Mecânica, Civil e Naval podem cursar a disciplina intitulada Física Moderna.

As atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos são agrupadas nas cinco áreas abaixo relacionadas, cujas descrições são apresentadas a seguir:
objetivos_anfiteatro

1. Física de Reatores;

2. Física Nuclear Aplicada;

3. Engenharia de Reatores;

4. Análise de Segurança;

5. Engenharia de Fatores Humanos.